Um dos eixos é o da técnica.
Este é eixo o do saber fazer. É o eixo da competência. O eixo da razão. Este eixo depende de esforço pessoal, de estudo, de queimar pestana, de ralar, de perguntar para quem sabe, de ser humilde – de aprender, enfim.
Quando me perguntam qual o segredo para falar em público, este é um ponto que não discuto. Inquestionável. Ninguém consegue falar com qualidade daquilo que não sabe, do que não estudou direito, em que foi relapso e auto-indulgente.
Vale para os professores: saber BEM a matéria sob sua responsabilidade não se discute. É até ilógico ficar defendendo isto com argumentos. Sempre fiquei atônito com colegas que não se esforçavam o suficiente para entender o que iriam ensinar. Se fosse por dificuldade pessoal seria aceitável, mas muitas vezes era por preguiça, por abuso do poder fazer isso sem que os estudantes pudessem reclamar ou por orgulho de não perguntar para outros.
Está nervoso e inseguro porque tem que apresentar sua dissertação a uma banca? Uma providência essencial: saiba muito bem o assunto da sua dissertação. Estude bastante, repasse com os amigos, não dê margem a vacilos. Não é garantia de sucesso, mas é fundamental.
Estar preparado tecnicamente é uma escolha pessoal.
Outro eixo é o da motivação.
Este é o eixo da emoção interna, que depende de filosofia de vida, de pensar sobre o mundo, de querer mudar o mundo, de querer valer a pena ter vivido. De onde sai a motivação para executar tarefas? Do amor por si próprio e pela humanidade.
Estar motivado é uma escolha pessoal.
Está desmotivado para apresentar a tal dissertação? O amigo tem certeza que escolheu o curso certo?
O terceiro eixo é o do ambiente. O ambiente deve ser favorável para que tenhamos sucesso nos nossos empreendimentos. E não temos controle sobre ele.
O ambiente favorável não é uma escolha pessoal.
Mas, se estivermos preparados tecnicamente e motivados internamente, estaremos prontos para dar um salto de qualidade assim que o ambiente permitir.
Ao contrário: se não estivermos preparados tecnicamente e ainda desmotivados, não haverá ambiente favorável que ajude. Ainda: quem sabe com toda a nossa motivação e preparação eficiente não conseguiremos mudar o ambiente desfavorável?
Fracassos não são necessariamente resultantes de falta de motivação ou preparação. Os Beatles fracassaram em suas primeiras tentativas profissionais, assim como outros artistas ou cientistas... Mas todos eles deram um salto de qualidade em suas carreiras quando o ambiente assim o permitiu.
Os outros que não se prepararam, que não aprenderam e não acreditaram... desses nada se sabe.
4 comentários:
na verdade vim comentar que...
sem comentários Taba!
como todos os outros textos, você consegue me deixar sem palavras...
como pode escrever tão bem sobre a realidade? não perco um texto seu... fico sempre viajando neles, mas nunca comento.. pq, sinceramente, sem comentários!
abri exceção hoje, só porque seria a primeira a comentar! heheh
Abraços e vou repassar o seu texto (com a indicação da autoria claro) para meus colegas profes aqui. Adorei!
Saudades..
Grande padrinho
Sempre leio as colunas mas ainda não havia comentado.
Esta exige um, pois concordo em genero numero e grau. Fico indignado quando vejo pessoas apresentando um material e não se dignaram a imaginar aquelas dúvidas óbvias que qualquer pessoa vai ter. Pior é quando tentam enrolar a resposta. Bom, acho que todos ja estão cansados de assistir apresentações imprestaveis.
Abração garoto
Oi Taba!
Mais uma vez, acertasse "na mosca". Esse texto é de guardar para reler, de vez em quando!
Um abraço
Liane
Realmente, tinhas razão!!! Escreveste pensando em algum mestrando desesperado? Bjs no seu coração e obrigada mais uma vez pelas palavras motivadoras. Jorgana
Postar um comentário