quinta-feira, março 07, 2013

Vociferar


Vociferar: Fazer voz de fera, berrar, bramir, armar barraco.

Outro dia vociferei no Supermercado Zaffari. Explico. Eu havia comprado o mesmo produto de informática duas vezes estragado e na segunda desisti e recebi um vale compras. Quando fui "pagar" as compras, fui informado que não poderia ter troco, eu teria que gastar o valor exato do vale. Aí, vociferei e recebi o troco.

Fiquei pensando em que situações alguém vocifera. Conclui que seria nos casos em que a pessoa se sente encurralada. Naquele caso do Zaffari, o poder de decisão parecia exclusivamente do gerente e minha opinião não pesava, não interessava. Eu estava sem argumentos. Vociferei.

Pensei: então a vociferação vem da falta de argumentos. Quando a pessoa sente a causa perdida.

E pensei em diversos fatos políticos, alguns recentes, de vociferação.

Pensei em discussões exaltadas de ordem religiosa. Perdi uma "amiga" assim.

Pensei que as ideologias não suportam ser contrariadas, questionadas, porque, por lógica, não é possível sustentar dogmas ou cartilhas impostas e, quando encurraladas, tendem a vociferar, que é uma forma também de assustar o oponente (sim o gerente de supermercado, como qualquer governante, odeia barraco) e parar a discussão.

Pensei como funciona a Ciência: por norma e lógica científica, qualquer cientista ESPERA ser contrariado no futuro. Verdadeiros cientistas não devem vociferar. Se o fazem, não é certeza científica, mas fé.

Nenhum comentário: